domingo, 23 de maio de 2021

LUIZA AMO AMAR VOCÊ

 Luiza eu temia sentir esta dor que sinto agora....Temia dizer adeus .... Temia te perder, por isto as vezes eu me calava. Era o medo da morte, pois eu sentia ela sempre rodeando a gente.

Você deixou escrito que tinha medo de que eu não fosse mais feliz, quando partisse para o céu . Realmente eu não sou, eu tento, mas é muito difícil e não consigo, me perdoa.
Por várias veses tive vontade de partir e ir ao seu encontro.
Mas sempre acabava sendo amparada por todos da família e o meu psiquiatra e ai eu ficava bem de novo. Mas até hoje eu resisti sem felicidade.
Hoje a fome não me dói.. A cede não me importa... O sono não me encontra... As cores não existem... Os sons não me agradam... O tempo não passa... Os dias são longos ....A minha mente não descansa... A sua falta me preocupa... A saudade me consome... A vida me perde.... Difícil e conseguir andar pra frente quando você perde o motivo pelo qual caminha... Difícil olhar para trás e saber que o tempo não retorna... Difícil não entender e tentar explicar... Difícil é saber e não querer acreditar...


































































































Texto escrito pela Luiza no dia de seu último aniversário 06/01/12, lógico, encontrei depois de sua partida, imagino que ela tenha sofrido muito desde que seu câncer voltou e tivemos de ficar uns dois meses em São Paulo. Só tinha eu com ela, e as noticias não eram nada boas, e fomos embora no final de novembro de 2011 sem muitas coisas definidas e ainda faltavam dois ciclos de quimioterapia para ela concluir o tratamento. Como ficou combinado fomos  para São Paulo para tentar o Transplante Autólogo, no primeiro dia após sua última quimioterapia, então 01/02/12 já estavámos em São Paulo e a Luiza começou a fazer as aplicações das injeçōes de GRANULOQUINE de manhã e a tarde para subir as celulas troncos para depois retirar as celulas boas e jogar fora as ruins CD34, mas infelizmente a Luiza não colheu um total de celulas boas no primeiro dia, então no segundo dia ela não conseguiria atingir uma quantidade suficiente de células para ser suficiente para o Transplante Autólogo. Foi a primeira decepção que tivemos em São Paulo. A Luiza fez uma ressonância do pé direito, uma tomografia do Torax e um PET SCAM, infelizmente teve um aumento da metástase na pleura em relação a novembro, infelizmente este ciclo da quimeoterapia ICE não adiantou de nada para o câncer
da Luiza
 Rabdomiossarcoma.  Tivemos uma consulta com o clinico dela no dia 17/02/12, estavámos lá desde o dia 01/02/2012. Ele que havia pedido os exames, não foi nada boa, ele a examinou, saiu da sala, ela ficou com a enfermeira se arrumando e já foi falando para mim, não me pergunta nada, eu não posso mentir somente omitir. Ela está com muito medo de perder o pé. Ai ela entrou na sala e eu nãp perguntei nada, mas ela perguntou, não perguntou nada do pé, mas perguntou da tomografia do torax, e nós já sabíamos que havia aumentado muito de volume, pois o Dr. Tadeu do Transplante quando foi nos da o retorno, olhou os exames dela e ele foi direto, que tinha aumentado muito, e que era para irmos logo no Dr. Celso para ver o que ia fazer. Nada ia fazer, A Luiza perguntou para o Dr. Celso e o pulmão o que vamos fazer, operar? Ele respondeu secamente, não, metástase não opera, ela então já chorando perguntou o que tem para fazer ele disse só controle, ela falou , vou ficar fazendo quimioterapia para o resto da vida ? sem cabelo? Ele que não mente, respondeu, sim Luiza, eu tentava falar alguma coisa positiva, mas nada ali ajudava. Nem eu acreditava. Segurava suas mãos frias e magras, chorei junto com ela, e ele passou, uma quimioterapia sem protocolo, agora seria experimental, ele trouxe dos Estados Unidos. Iniciou em Março/12, mas também não deu resultado, tentou três ciclos março, abril e maio e sem resultado nenhum e na tomografia do torax só aumentando expandindo a metastase da pleura e as dores já tinham começado em março e cada vez aumentando mais, ela colocava sempre bolsa de água quente entre a barriga e as costas para pegar o pulmão.  Junho fomos a São Paulo consultar dois renomados médicos um no Sirio Libanes  a Dra. Veridiana e o outro era do Sirio Libanes  mas saiu e montaram um hospital São José o Dr. Busaid, mas nada tinham para fazer, cada um indicou uma quimioterapia, e assim voltamos para Belo Horizonte sem muitas esperanças e entregamos o pedido da quimioterapia do Dr. Rafael Schmerling. 




Interessante é reparar nas pessoas, no comportamento, nas reações. Impressionante como o corpo fala sem precisar sair  a voz. A maioria das pessoas nem percebem quando estão sendo observadas, e muitas vezes nem sabe quando estão observando.

Passando pela situação mais atípica da minha vida, percebi que ninguém conhece as pessoas de verdade, nem aquelas mais próximas da gente. Algumas, de quem se espera tudo, dão tão pouco, que quem supre esse espaço são aquelas que você talvez nem perceba que estão tão próximas.

Sim! Inevitável esperar apoio das pessoas. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário